TEM CARRO COM CHAVE PRESENCIAL? VOCÊ DEVE LER ISSO AGORA !

Um carro equipado com a chave presencial possui várias vantagens em sua utilização. Pode-se abrir as portas do veículo sem precisar inserir a chave, também é possível fazer a ignição do automóvel apertando apenas um botão (start/stop). Enfim, este tipo de tecnologia facilita muito a vida do motorista.

Quando os primeiros veículos equipados com a tecnologia Keyless (sem chave) chegaram ao Brasil, nos anos 90, possibilitando o acionamento do seu motor ao apertar um botão de comando, muitos pensaram que era um automóvel moderno, seguro, à prova de furto.

Para abrir o carro, a chave presencial envia um sinal de rádio para um receptor no veículo, que, ao comprovar o código de ativação, normalmente encriptado, destrava as portas do automóvel. Claro, não há entrada para a chave e, portanto, a nova tecnologia evita que ladrões furtem os carros da maneira tradicional, abrindo o vidro do carro através de ferramentas ou quebrando as janelas e fazendo ligação direta

O grande problema é que com o passar dos anos, os criminosos passaram a utilizar modernos equipamentos capazes de fazer uma leitura do sinal de rádio da chave presencial. Dessa maneira, eles conseguem ter acesso ao carro em poucos segundos, sem que ninguém perceba. O furto de carros equipados com a chave passou a ser muito comum.

Como os ladrões furtam os carros com chave presencial?

Antigamente os criminosos utilizavam para furtar um veículo, equipamentos como chave de fenda, alicate e arame. Eles destravavam as portas dos

automóveis de uma maneira fácil, descomplicada, inserindo suas ferramentas na entrada da chave do carro, tendo acesso ao veículo facilmente.

Os carros atuais, com chave presencial, não possuem essa abertura. Mas isso não quer dizer que o veículo está seguro. Na verdade, o furto se tornou ainda mais fácil. É possível encontrar na internet, equipamentos modernos que conseguem acionar o automóvel, abrindo as suas portas e ligando o motor. Estes aparelhos são comprados de forma legal, em sites de e-commerce, a um preço baixo.


Estes aparelhos funcionam da seguinte forma:

  • Dois ladrões observam os clientes estacionarem e entrarem nas lojas.
  • Eles identificam um veículo equipado com a chave presencial.
  • O motorista desavisado entra na loja ou lanchonete.
  • Um dos ladrões o acompanha e com o seu equipamento receptor, ele lê o sinal de sua chave presencial.
  • O primeiro ladrão então transmite o sinal para seu comparsa que está perto do carro.
  • O segundo ladrão retransmite o sinal para o veículo.
  • O carro “pensa” que a chave presencial está por perto e abre suas portas e libera o acionamento do botão liga/desliga.
  • O ladrão aciona o motor e leva o automóvel embora.

Assustador, não é? O carro é furtado sem que ninguém perceba, em poucos segundos. Não há vidro quebrado, maçaneta amassada, o veículo está intacto. De fato, esta forma de furto ficou ainda mais fácil do que a tradicional. Os veículos atuais estão à mercê da ação de criminosos.

Como proteger o seu veículo

Em busca de uma maior segurança na utilização da chave presencial, foram criadas algumas estratégias para barrar a retransmissão do sinal da chave. Os donos dos veículos passaram a cobri-la com papel de alumínio. Também é possível encontrar no mercado bolsas que protegem o aparelho. No entanto, elas não são 100% confiáveis, não são práticas, e atrapalham a vida do motorista.

Felizmente, o dono do carro pode proteger seu veículo da retransmissão do sinal de sua chave presencial utilizando o Bloki, um chip anti-furto que pode ser instalado em qualquer equipamento, possibilitando uma maior segurança para o automóvel e o motorista. Com ele os criminosos não terão acesso ao veículo.

O Bloki é produzido através de alta tecnologia israelense que bloqueia o sinal de rádio da chave presencial

evitando que os ladrões copiem seu sinal e o retransmitam para o carro. O chip é muito fácil de se instalar, o processo pode ser feito rapidamente, sendo necessário acoplar o Bloki na bateria da chave presencial.

O dispositivo é produzido pelo Grupo Pitaron, que atua há quatro anos no Brasil, desenvolvendo produtos dedicados a fornecer modernas tecnologias na área de transporte, destinadas ao mercado brasileiro e mundial. Para entrar em contato com a empresa e obter maiores informações sobre o Bloki, clique aqui.